Perguntas frequentes

Esta cirurgia tem um pós-operatório praticamente sem dores. Habitualmente os doentes referem apenas um desconforto e acabam por tomar analgésicos durante cerca de 3-4 dias.
Nos primeiros dias é difícil respirar através do nariz, devido ao inchaço que acontece no seu interior. Neste período é mais comum a necessidade de beber frequentemente água e existe algum desconforto na garganta. Esta situação resolve-se gradualmente ao longo da primeira semana.
Na quase totalidade dos casos, não é realizado qualquer tamponamento. Assim, não é necessário retirar qualquer material do interior do nariz após a cirurgia, sejam esponjas ou silicone.
Sim, inicialmente há algum inchaço na região do nariz e olhos inicialmente que depois acaba por se estender um pouco para as bochechas. O grau de inchaço varia de acordo com a predisposição pessoal de cada um. Normalmente, ao fim de 7-10 dias já não é perceptível que o nariz foi operado.
No final da cirurgia, é colocado adesivo-papel no exterior do nariz e pequenas porções de algodão nas narinas. O adesivo é removido na primeira consulta após a cirurgia, cerca de 4 a 7 dias depois desta. O algodão é removido pelo próprio paciente, em casa, cerca de 24h após a cirurgia.
Uma rinosseptoplastia/rinoplastia é uma cirurgia simples, sem riscos significativos, e pode ser realizada em ambulatório. Desta forma, o doente é admitido no hospital ao início da manhã e tem alta no período da tarde.
Depende um pouco do esforço físico que a profissão implique. Profissões que sejam maioritariamente realizadas numa secretária/computador, podem ser retomadas praticamente no dia seguinte à cirurgia, ainda que possa ser notado algum desconforto no nariz. Profissões que não tenham estas características, mas que não exijam esforços físicos grandes (ex. Médicos, Enfermeiros, Professores, Advogados, Esteticista, Cabeleireiros,...), podem ser retomadas ao fim de cerca de 5-7 dias. Quando a exigência física é maior, como trabalhadores da construção civil ou similares, é possível retomar o trabalho ao fim de 10-14 dias.
O nariz apenas estabiliza em relação à redução do inchaço após 12-18 meses, ficando nessa altura muito próximo do seu aspeto “definitivo”. Os narizes com pele fina podem estabilizar um pouco mais cedo e os de pele grossa um pouco mais tarde.
Ao fim de cerca de 10 dias, um desconhecido que observe a face da pessoa submetida a uma rinosseptoplastia não consegue perceber que o nariz foi operado.
As cirurgias de revisão (reoperações) são possíveis de realizar e, na maior parte dos casos, apesar da dificuldade adicional que lhes está associada, é possível obter melhorias muito significativas.
Como especialista em Otorrrinolaringologia, tenho uma formação de base muito grande em relação à função nasal. Em doentes sem queixas funcionais, não é previsível que exista um agravamento ou melhoria da função nasal. Nos casos com queixas de obstrução nasal, com muita frequência é possível obter uma melhoria da função, associada a uma melhoria estética.
Para além das lavagens nasais, com solução salina ou soro fisiológico, é preciso tomar antibiótico durante uma semana e paracetamol, enquanto sentir desconforto nasal.
Pode-se retomar a atividade física sem trauma nasal ao fim de 2-3 semanas. Desportos com traumatismos potenciais (ex. futebol, basquetebol,...) ao fim de um mês.
Enquanto existir o adesivo-papel colocado no nariz, poderá utilizar óculos. Após a sua retirada, ao fim de cerca de um mês da cirurgia. No entanto, se os óculos forem necessários, pode ser colocado um penso de silicone no nariz, o que permite a sua utilização.
As viagens de avião podem ser realizadas cerca de 10 dias após a intervenção.